Assembleia Legislativa inaugura reforma do Plenário Waldemar Macêdo

por Katya D'Angelles publicado 06/05/2024 13h50, última modificação 06/05/2024 14h50
Estrutura moderna e votação eletrônica por biometria marcam evolução

Foi inaugurado na manhã de hoje (6) a reforma do Plenário Deputado Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A obra foi iniciada em fevereiro e os parlamentares contam agora com uma estrutura moderna que vai ajudar na realização das sessões.


Inicialmente, passou-se pela etapa de desmobilizações, retiradas e demolições, seguida pelas adaptações para acessibilidade e substituição de todas as instalações elétricas, de dados e de som, que anteriormente apresentavam algumas limitações. Posteriormente, foram realizadas as modificações no modelo arquitetônico, incluindo a instalação de forro acústico e decorativo, além da atualização dos revestimentos para atender a padrões arquitetônicos modernos e funcionais, com efeitos sonoros, térmicos e visuais mais adequados às necessidades do plenário. 
O piso também foi alterado visando proporcionar maior conforto visual, térmico e sonoro, reduzindo a reverberação do som, seguindo práticas comuns em cinemas e teatros. A obra atende a todas as necessidades funcionais, de segurança e de conforto sonoro e visual, apresentando uma arquitetura moderna.


A reforma teve melhorias na acústica, na refrigeração, na iluminação, na instalação do forro acústico e decorativo, na atualização dos revestimentos, além da estrutura de acessibilidade e no conforto oferecido aos parlamentares e aos piauienses que acompanham sessões plenárias e solenidades. No Plenário foi instalado um telão com resolução de 2.688 x 788 pixels que vai servir para melhorar o acompanhamento de votações e a veiculação de materiais audiovisuais.

Franzé Silva (PT) disse que a Casa hoje tem um novo regimento e novas leis internas que abrangem os servidores públicos da Assembleia Legislativa. “Nós fizemos concurso público, cuidamos dos servidores como a primeira grande reforma que essa Casa precisava fazer. Hoje nós começamos a entregar uma série de ações que são visíveis. A primeira foi a unidade de saúde, cuidando muito bem dos nossos servidores, cuidando dos dependentes dos nossos servidores, cuidando de pessoas que buscam apoio. Agora estamos começando também a fase mais visível. O Plenarinho, que foi entregue em fevereiro, em homenagem ao deputado Prado Júnior, e agora o Plenário Waldemar Macedo para que possamos ter uma Casa mais interativa e moderna”, concluiu.


O deputado Dr. Vinícius (PT) ressaltou a importância da instalação do painel eletrônico que, segundo ele, as votações serão mais transparentes e a população poderá acompanhar mais de perto. Disse ainda que o Plenário Valdemar Macedo ficou mais confortável para receber o povo.


"O Plenário ficou muito bonito, mas mais importante do que isso: ficou mais moderno, mais funcional. A ideia é tornar o serviço mais ágil. A votação por sistema eletrônico dá maior controle e mais agilidade para a Mesa Diretora", afirmou Marden Meneses ( PP).


Georgiano Neto (MDB) falou que é um momento de grande importância para a Assembleia. “A Casa se moderniza, se atualiza, a gente chega aos mais altos parâmetros de tecnologia e quem ganha é a população do estado, com mais eficiência, mais resultados e com certeza muitas ações positivas para o Piauí”, ressaltou.

 


Liuce Santos/ Edição: Katya D’angelles