Alepi realizará sessão especial para celebrar o Dia do Perito Criminal

por Katya D'Angelles publicado 13/12/2023 12h40, última modificação 13/12/2023 12h40
Em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho

A Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi), realizará sessão solene nesta quinta –feira ( 14), a partir das 9 horas da manhã, no Plenário Waldemar Macêdo para celebrar o Dia do Perito Criminal comemorado em 4 de dezembro. A celebração é  em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia Otacílio Filho  e morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais, enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local. O deputado Gessivaldo  Isaías  (Republicanos), é o autor do requerimento baseado na lei nº 7.792122 do estado do Piauí, que insere a celebração desta data em homenagem aos peritos oficiais de natureza criminal

Para o deputado, a data que  homenageia a atividade dos profissionais, que executam a pericia criminal, é uma ferramenta essencial, para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. “O perito criminal trabalha sempre em prol da justiça”, afirma.

Gessivaldo informou também que  o cargo tem por atribuição legal realizar pericias na área criminalística, ou seja, ciência com  suas próprias regras, mas que também reúne conhecimentos de outras  ciências como a física, química, matemática, biologia, contábeis, geologia, informática, engenharia, dentre outras, para analisar e interpretar os vestígios materiais relacionados com a infração penal investigada.

O deputado disse ainda que o laudo pericial confeccionado pelos peritos, é fundamental no julgamento de um crime, tanto para ajudar a provar a autoria ou a inocência de um acusado. “ É  com base nele que se pode comprovar a materialidade dos delitos, chegar ao motivo do crime e aos autores dos delitos. Enfim, se fazer Justiça”, afirmou Gessivaldo  Isaías.

Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles