Alepi presta homenagem a pesquisadores ligados a agricultura familiar

por Katya D'Angelles publicado 16/04/2024 12h50, última modificação 16/04/2024 18h24
Sessão solene para entrega de títulos de cidadania acontece amanhã (17)

A Assembleia Legislativa realiza amanhã  (17) às 9 horas,  no Cine Teatro da Casa, uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadania Piauiense a sete personalidades de destaque nas áreas acadêmica e de gestão pública, por relevantes serviços e contribuições ao estado do Piauí.

Serão contemplados com a honraria, proposta pelo Deputado Estadual Francisco Limma – PT/PI: Amilton Paulo Raposo Costa (MA); Christiane Pereira Cavalcante de Abreu (RJ); Daniel Furtado de Abreu (RJ); João Batista Lopes (CE); Maria Christina Sanches Muratori (RJ); Patrícia Vasconcelos (CE) e Viviane Fernandes Faria (SP).

Christiane Pereira Cavalcante de Abreu é natural de Nova lguaçu, Estado do Rio de Janeiro e atualmente residindo em Vinhedo - São Paulo Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis (1991), Especialização Profissional em Eletromiografia Biofeedback em reabilitação pela Universidade de Miami, FL, EUA (199ó), e Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente está engajada no Projeto "Centro de Convivência de Agroecologia - CCA", desenvolvidos nos municípios da região norte do Estado, a saber, Pedro ll e Lagoa de São Francisco, dentre outros.

Maria Christina Sanches Muratori, natural do Rio de Janeiro -Rl, é professora da UFPI desde 1984, lotada no departamento de Morfofisiologia Veterinária. Graduada em Medicina Veterinária (1977 - 1982) pela Universidade Federal Fluminense - RJ; Mestra em Medicina Veterinária (Título: Avaliação higiênico-sanitária de Curimatus ciliatus in natura" e salgado artesanalmente em Teresina/Pl, 1988 - 1991); Realizou Curso básico de biologia molecular.

Patrícia Vasconcelos Lima, natural de Fortaleza - CE, á graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Atualmente é Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia . Sendo a primeira mulher a comandar essa secretaria.

Viviane Fernandes Faria, nasceu em 15 de janeiro de 1965. natural de Santos-SP é formada em graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Católica de Santos (1987). Atualmente é coordenadora de Educação Inclusiva do Instituto Dom. Barreto - Pl (2013-2023) e Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Piauí – (CEE-Pl).

Amilton Paulo Raposo Costa é natural de Mirador/MA, nascido em 09 de julho de 1953', graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Medicina Veterinária - Fisiopatologia da Reprodução pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Pós-Doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, na área de Ciências Biológicas.

Daniel Furtado de Abreu é natural de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro e atualmente residindo em Vinhedo - São Paulo tem formação acadêmica em engenharia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa - UFV- 1988 - 1992, com mestrado em Administração de Empresas - Fundação Getúlio Vargas - 2001 – 2003.

Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí, responsável pelas disciplinas Suinocultura (graduação), Metabolismo de Minerais e Vitaminas (mestrado e doutorado em Ciência Animal CCA-UFPI), Métodos Quantitativos Aplicados à Ciência Animal (mestrado e doutorado em Ciência Animal do CCA-UFPI), Métodos Quantitativos (mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI)