Alepi concede titulo de cidadão piauiense ao carnavalesco pernambucano José Alexandre Sá de Oliveira

por Katya D'Angelles publicado 30/11/2023 14h10, última modificação 30/11/2023 14h54
Pelos relevantes serviços na área da cultura carnavalesca do Estado do Piauí

A Assembleia Legislativa do Piauí ( Alepi), realizou na manhã de ontem (29), sessão solene para reconhecer o pernambucano Alexandre José Sá de Oliveira, como cidadão honorário piauiense, pelos relevantes serviços na área da cultura carnavalesca do Estado do Piauí. A proposta da honraria foi do deputado Fábio Novo (PT). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva fez a abertura da sessão especial.

Fábio Novo ressaltou a importância da concessão do título de cidadão piauiense, é também como servidor do Tribunal de Justiça do Piauí, e especialmente como agitador cultural e incentivador  do  carnaval na capital.  O homenageado é apaixonado  pela Cultura Carnavalesca, tendo como referência o Carnaval de Rua de Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco. “ A paixão pelo o carnaval e seu encontro com  Teresina veio a calhar e ocorreu na hora certa. Isso porque a nossa capital também nutre uma paixão pelo Carnaval”, disse o parlamentar . Ele acrescentou ainda que  o Alexandre, Junto com alguns amigos da colônia pernambucana radicada no Piauí, e alguns amigos do Piauí, que também são apaixonados pela Cultura Carnavalesca, em 2003, colocou nas ruas da Zona Leste de Teresina, o bloco Capote da madrugada, ficando à frente da organização o ano de 2014.

Em 2016, junto com o amigo  Raulino Neto resolveu criar mais um bloco de carnaval no bairro Morada do Sol, chamado de Bioco Pinto na Morada, o verdadeiro filho do Galo da Madrugada de Recife(PE), já nascendo com sucesso, abraçado e adotado pela população de Teresina e do Piauí.  “ Hoje é considerado o bloco da família piauiense”, enfatizou.  Depois surgiu o Bloco resolveu criar mais um bloco de carnaval no bairro Morada do Sol, chamado de Bioco Pinto na Morada, o verdadeiro filho do Galo da Madrugada de Recife (PE), já nascendo com sucesso, abraçado e adotado pela população de Teresina e do Piauí. Hoje é considerado o bloco da família piauiense. Depois surgiu o Bloco Vaca Atolada, na zona norte da capital.

Economia

O deputado destacou que  as atividades ,carnavalescas provocam o aquecimento da economia do Estado. Chegando a gerar  3 mil empregos  entre formais e informais no comercio como, turismo hotelaria , segurança transportes e também a gastronomia . “traz números positivos para o nosso Estado.  Todos saem ganhando , desde  os vendedores informais ofertam bebidas e alimentos , contribuindo para o sustendo de suas famílias.

Que as Leis  Brasileiras de Incentivo à Cultura, Paulo Gustavo e  Aldir Blanc que dispõe sobre a destinação de recursos financeiros da União para estados, Distrito Federal e municípios, a fim de que os entes possam realizar editais, chamamentos públicos, prêmios ou quaisquer outras formas de seleção pública na área cultural. Para reestruturação e valorização de todas as culturas abrangentes no Piauí.

O  Alexandre José agradeceu a homenagem recebida pela Alepi, lembrando que tudo começou no ano 1987, em Pernambuco  quando conheceu a sua esposa a piauiense Isabel Fernanda.  “ Me apaixonei pelo Teresina , fui muito   bem acolhido aqui, agradeço esse povo que me recebeu de braços abertos” disse.

A mesa de honra foi composta pelo vereador de Teresina, Gustavo de Carvalho, representando os Blocos de Rua de Carnaval de Teresina, José Messias Andrade Júnior, Presidente do Bloco Paçoca e da Brasa Samba, Presidente da Associação de Blocos Carnavalescos do Piauí, Raulino Neto, Presente do Pinto da Morada, Izabel Fernanda, esposa do homenageado, Aguinaldo da Silva Cordeiro, Oficial da Justiça Federal e amigo do homenageado, Presidente do Sindicato dos Servidores Poder Judiciário do Piauí, Carlos Eugênio de Souza, Procuradora da Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, cunhada do homenageado , Martha Celina de  Oliveira Nunes.

Amparo Orsano - Edição: Katya D'Angelles