Proposta cria o cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar

por paulo — publicado 09/08/2022 13h58, última modificação 09/08/2022 13h58
O deputado estadual Coronel Carlos Augusto informou que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo sobre a proposta.
Proposta cria o cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar

Deputados Carlos Auguto, Flávio Júnior e Themístocles Filho

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (9), durante o período destinado aos pequenos avisos, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB) informou que houve acordo entre o Legislativo e o Executivo para que fosse protocolado, na Alepi, Indicativo de Projeto de Lei para a criação de cadastro de reserva no concurso da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). O presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), e Marden Menezes (PP) parabenizaram o encaminhamento e lembraram da luta dos parlamentares para o aumento do efetivo policial no Estado.

O deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) relembrou que, após conversas e ajustes entre os deputados e o executivo estadual, o número de vagas do último concurso da PM-PI aumentou de 650 para 1.000. O parlamentar destacou, então, que houve esse acordo com a governadora do Estado, Regina Sousa (PT), para que um Indicativo de Projeto de Lei seja protocolado na Assembleia propondo que seja criado o cadastro de reserva do certame.

Também se manifestou sobre o assunto o deputado Marden Menezes. Ele relembrou a realização de uma audiência pública em que foi debatida a questão da convocação de candidatos do concurso da PM-PI. O parlamentar comentou que essa é uma pauta de consenso entre situação e oposição.

DEMAIS AVISOS -  O deputado Fábio Novo (PT) aproveitou para lembrar do Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto. Ele destacou o reconhecimento que tem havido no Piauí e salientou os Cariris, na região de Queimada Nova, e a comunidade de Nazaré, em Lagoa de São Francisco. O parlamentar celebrou a criação do primeiro Museu Indígena do Piauí, da etnia dos Tabajaras.

Teresa Britto (PV) discursou sobre o recente caso do cachorro vítima de maus tratos na cidade de Floriano. A parlamentar informou que o animal foi resgatado e encontra-se em Teresina. O caso ganhou repercussão nacional após o vídeo, que mostra a agressão, ser divulgado nas redes sociais. Na ocasião, a deputada solicitou a criação de um órgão estadual responsável pela proteção aos animais. A parlamentar destacou ainda os registros de casos de violência contra os animais em municípios como Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Teresina.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) agradeceu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) por ter acolhido dois requerimentos. Um pedia reforma em trecho da estrada que liga Teresina a Luís Correia e o outro a liberação da via dos ciclistas no rodoanel, na capital do Estado. O parlamentar também defendeu, em sua fala, que mais ações contra a pobreza em Teresina sejam feitas e pediu a ajuda dos colegas do legislativo.

O deputado Warton Lacerda (PT) utilizou a tribuna para elogiar o trabalho da Federação da Agricultura Familiar do Piauí (FAF-PI). Ele falou que a organização atua em cerca de 113 municípios auxiliando os trabalhadores rurais a gerar melhores resultados.

Seguindo o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), o presidente da Alepi, Themístocles Filho, informou que nos dias 15 e 16 de agosto a Assembleia dará ponto facultativo por conta do feriado do Aniversário de Teresina.

Andréia Sousa, Iury Parente e Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles