Inflação, projetos de lei e intolerância política são temas nos dois minutos na Alepi

por Katya D'Angelles publicado 11/07/2022 22h35, última modificação 15/07/2022 11h54
Deputados se pronunciaram sobre vários temas no tempo concedido aos deputados para pequenos avisos.

Usando o tempo destinado aos pequenos avisos na sessão plenária desta segunda-feira (11) na Assembleia Legislativa, os deputados estaduais abordaram temas como a redução do ICMS no Estado e o valor da gasolina, destacaram visita a municípios e se solidarizaram com morte de petista em Foz do Iguaçu.

Gasolina - O primeiro a se pronunciar foi o deputado Gustavo Neiva (Progressistas) que questionou o motivo do Governo do Estado não baixar o ICMS dos combustíveis por decreto, mas via Projeto de Lei à Alepi.

Em resposta, o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que uma Lei sempre se sobrepõe a um Decreto e que para o preço da gasolina baixar precisa haver mudança na política de preços da Petrobras, discurso reiterado pelo deputado Franzé Silva (PT).

O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) afirmou que acredita que tanto os deputados que integram a base governista, quanto aqueles que compõem a oposição se manifestarão a favor da redução da alíquota do tributo na votação da matéria em plenário.

Meia Passagem - Ainda na ocasião, Evaldo Gomes questionou o deputado Marden sobre a apresentação de relatório, no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), acerca do Projeto de Lei Ordinária (PLO) de sua autoria que trata da concessão de meia passagem para estudantes universitários carentes no sistema de transporte coletivo intermunicipal.

Também da tribuna, Marden Menezes afirmou que o relatório estará à disposição na próxima reunião da CCJ, amanhã (12). O parlamentar afirmou ainda que sempre se posicionou contra propostas apresentadas na Assembleia que defendem o aumento de tributos.

Visitas - O deputado Francisco Limma (PT) destacou vista à cidade de Esperantina.

Reunião Conjunta -  O deputado Franzé Silva (PT) convocou todos os deputados que fazem parte da Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação que acontecerá nesta terça-feira conjuntamente com a Comissão de Constituição e Justiça.

Luto - Os deputados da base governista prestaram sua solidariedade pelo falecimento do petista Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, em Foz do Iguaçu, morto a tiros na própria festa de aniversário com temática do Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Lula.

Laryssa Saldanha e Andreia Sousa - Edição: Katya D'Angelles