Outubro Rosa é apoiado pela Escola do Legislativo

por Elinor — publicado 05/10/2021 08h55, última modificação 05/10/2021 08h55

Os olhos do mundo estão voltados ao Outubro Rosa, movimento de conscientização do câncer de mama ao redor do mundo. Criada na década de 1990 nos Estados Unidos, a campanha mundial tem o objetivo de conscientizar não só as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da neoplasia, mas também a população. A coordenadora de pós-graduação e graduação da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, Socorro Barreto, representa todas as mulheres da instituição nessa causa importante e nobre.

Considerado um dos principais tipos de câncer que podem atingir as mulheres, o câncer de mama acontece devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, que, caso não tratado, pode aumentar e atingir outros locais do corpo. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 59.700 novos casos sejam diagnosticados por ano. Diante desta realidade, fica a dúvida: como prevenir e quais são os principais sintomas?

Adotar um estilo de vida saudável diminui os fatores de risco, mas, além disso, é necessário evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e eliminar o cigarro. A prevenção requer o autoexame da mama mensal, de três a cinco dias após o término da menstruação. Às mulheres que já não menstruam mais devem fazer o exame em uma data fixa todo mês. Este processo pode ser realizado em casa, basta apalpar cuidadosamente as mamas com os dedos, fazendo movimentos circulares indo em direção às axilas. Na sequência, é necessário pressionar os mamilos e conferir se há secreção.

É comum que as mulheres descubram o câncer de mama através do autoexame, entretanto, a mamografia, exame que estuda o tecido mamário, ainda é a maneira mais eficaz de descobrir a doença e deve ser realizada uma vez ao ano.

Os sintomas vão muito além do nódulo nas mamas. Embora esse seja o sinal mais conhecido, em fase inicial, o câncer de mama pode não provocar sinais, mas, quando o quadro se agrava, pode ocorrer saída de líquido do mamilo, tamanho ou formato diferente das mamas, desconforto, mamilo dolorido, entre outras.

Prevenir é uma das melhores formas de lutar. Cuide-se e decore a sua saúde com o laço rosa!