Escola do Legislativo conclui atividades em 2021 com saldo positivo

por Elinor — publicado 20/12/2021 10h30, última modificação 23/12/2021 06h09

Em 2021, as atividades presenciais na Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão permaneceram suspensas devido à recomendação dos órgãos de saúde como forma preventiva de evitar aglomeração em decorrência da covid-19. Mesmo assim, foram realizados vários cursos de extensão e pós-graduação, na modalidade online. Além disso, parcerias importantes foram firmadas a fim de garantir capacitação aos servidores e a comunidade.

A principal tarefa da Escola do Legislativo é atender à demanda apresentada pela Assembleia Legislativa do Piauí, estreitar relação entre o Poder Legislativo Estadual com a comunidade e melhorar a qualificação de servidores públicos e demais cidadãos da sociedade, tanto no aspecto profissional quanto social.

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão atendeu 500 pessoas, através de parceria com a Faculdade Adelmar Rosado (FAR), em 15 especializações, que foram as seguintes: Docência do Ensino Superior, Gestão Pública com Ênfase em Licitação e Contrato, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal e Processo Penal – com duas turmas, Direito do Trabalho e Previdenciário – com duas turmas, Direito Civil e Processo Civil – com duas turmas, Direito Agrário e Ambiental, Direito Tributário e Planejamento Tributário, Direito Imobiliário,  Tribunal do Júri, Ciências Políticas e Políticas Públicas, Ciências Penais e Segurança Pública (específica para delegados de polícia civil), Contabilidade e Finanças Públicas, Gestão Estratégica de Pessoas.

Para a coordenadora de pós-graduação, Socorro Barreto, o saldo foi positivo neste ano. Ela  planeja apresentar inovações nos cursos para 2022, como a Especialização em Advocacia Recursal em parceria com a  e Direito Agrário e Gestão de Agronegócios, no município piauiense de Bom Jesus.

Em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) foram disponibilizados os cursos: Cerimonial no Ambiente Legislativo, Desenvolvimento de Equipes, Excelência no Atendimento, Gestão Estratégica com foco na Administração Pública, Introdução ao Orçamento Público, Administração do Tempo, Educação Financeira e Gestão de Projetos.

A Escola do Legislativo se uniu com a Escola do Legislativo do Maranhão para realizar o curso Redação e Técnica Legislativa, que teve como público-alvo os novos servidores que assumiram cargos na Alepi em 2021.

Elaboração de Projetos para Captação de Recursos foi outro curso de extensão oferecido pela Escola do Legislativo. A meta foi capacitar os participantes sobre os aspectos necessários para elaborar e captar recursos na implementação de projetos sociais.

A Escola do Legislativo firmou parceria com a Câmara Municipal de Simões com o objetivo de contribuir na realização de atividades educativas para servidores e comunidade do município piauiense.

Também foi renovado o termo de cooperação técnica com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Piauí no sentido de continuar com a troca de experiência na área educacional.

Outra parceria concretizada este ano foi com a Associação Jurídica e Social do Piauí (AJUSPI), tendo como finalidade a qualificação profissional dos associados por meio das pós-graduações da Escola do Legislativo.

Ainda houve convênio com o Centro de Ensino Superior do Vale do Parnaíba (Cesvale) e o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí (ASALPI). Com isso, servidores e dependentes da Alepi contam com 50% de desconto em quatro graduações na faculdade particular da capital piauiense: Direito, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

O coordenador-geral da Escola do Legislativo, Francisco Farias, ressaltou que neste ano foi iniciada a reformulação do portal da Escola do Legislativo com o apoio do Interlegis e da Diretoria da Tecnologia de Informação (DTI) da Assembleia Legislativa. “O novo portal visa dinamizar a comunicação, divulgação dos cursos e eventos, bem como, propiciar uma maior interação com a comunidade”.

O diretor da Escola do Legislativo, Leonardo Silveira, adiantou que os cursos a serem ofertados no primeiro semestre de 2022 já estão em vias de aprovação pelo Conselho Escolar e que terão início a partir de fevereiro, no formato on-line. “Apesar de estarmos com saudade do calor humano de nossos alunos e professores, as atividades nas instalações da Alepi só acontecerão quando houver liberação das aulas presenciais pelos órgãos de saúde. Enquanto isso, as aulas continuarão sendo aplicadas pela plataforma digital online”, pontuou.